A História da Música Eletrônica:

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012.
Você que curte o estilo, sabe de onde surgiu e o que ele significa? Dah uma olhada aeh então!


Existe uma forte discussão de onde ela teria nascido. Ela? Isso a música eletrônica! Mas não dá para falar sobre música eletrônica sem falar sobre a “Disco” (década de 70) que teve grande importância no surgimento da “E-Music”.

Ao contrário do que muita gente fala, a Disco nunca foi música eletrônica e sim um som acústico. Dizem que acabou, mas na verdade ela apenas se desdobrou em vários subgêneros. No inicio eram os gays e negros que realmente mantiveram a dance music viva. A Disco era na verdade um R&B (Rhythm and Blues) dançante e foi graças ao programa “Embalos de Sábado à noite” que ela estourou em todos os cantos e subúrbios e saiu do underground!

Surgimento da música eletrônica

A música eletrônica surgiu em Chicago, na década de 80, com o trabalho de produtores que tiravam samples da Disco e adicionavam em cima daquela nova batida “insistente”.  Pode ser resumida como “a música produzida a partir de não-instrumentos, ou de instrumentos adaptados para produzir som modificado pela eletricidade”.
HOUSE MUSIC

Surgida nos Clubs undergrounds de Chicago a house se transformou no maior fenômeno musical desde o Rock'n Roll (década de 50). Foi no Paradise Garage que a coisa começou a acontecer. As pick-ups eram comandadas pelo DJ Larry Levan, que não tocava apenas um som ou estilo como também Disco e muitos outros ritmos. OParadise Garage estabeleceu tendências – foi o primeiro do gênero – e 20 anos depois as pessoas ainda mencionam a influência que o teve na música e na cultura.

Depois de alguns meses a Dance Music sofreria um grande baque: o movimento “A DISCO É LIXO!”. O radialista Steve Dahl chamou roqueiros e implodiu discos da Disco no Comiskey Park, em Chicago. As rádios mudaram para rock e pop e as gravadoras fecharam seus selos de Dance. Mas no underground os negócios continuavam rolando.

Em 1977, o promotor Robert Williams trouxe para seu novo Club um jovem DJ de NY,Frankie Knuckles. "The Warehouse" era o único lugar na cidade de Chicago que podia ser ouvido esse tipo de música. O Club era quente, um lugar bem cool e fazia as pessoas se sentirem em casa. Era a sensação do momento. Ninguém poderia imaginar que daí sairia o nome de um novo estilo musical.
Se você fosse DJ em Chicago – e quisesse comprar os melhores discos – havia apenas um lugar para ir: A "Import". As pessoas procuravam músicas daquele Club e as classificavam como "tocadas na Warehouse". Pediam, sem saber direito, "tem discos da ‘house music’?" Eis que surge a primeira vertente da música eletrônica a HOUSE MUSIC.

No final dos anos 80 a House tinha saído dos clubs em cidades como Chicago, Nova Iorque e Londres, caindo na mídia, principalmente pela mão de artistas como C&C Music Factory e Madonna. Ao mesmo tempo que estava bombando no quadro pop, também se dividia em vários subgêneros como Ambient House e Acid House.

Cultura musical

Saber diferenciar os estilos é muito importante! Dentro da música eletrônica há diversas vertentes. Se você é Dee Jay e toca um determinado estilo, especialize-se nesta vertente, conheça as suas origens e sua história. Mas não fique bitolado e parado no tempo acompanhando só a sua preferida. Conheça novos sons e novas culturas musicais. Talvez um dia você cruze com algum House que tenha elementos psicodélicos ou Breakbeat mais funkeado do que o normal, então chame-os de Goa House e Funky Breaks! Música eletrônica é isso: não é só a liberdade de criação, mas de interpretação também. Esqueça os rótulos, e divirta-se!




Fonte >> Revista Tag...

Comentários:

Postar um comentário

TE VEJO NA PRÓXIMA

Então galera, é isso aeh... Espero que tenham gostado.
Peço que voltem sempre, pois aqui vocês encontrarão todas as novidades do meio da música eletrônica.
Agradeço por cada visita. A vida é uma balada e não devemos ficar parados!
 
DJ_HERON © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |